Web Development © Via Oceânica 2011 - Todos os direitos reservados.



V Bienal

A série de bienais de Turismo Subaquático dos Açores constituem eventos periódicos que visam promover a atividade de mergulho nos Açores e a oferta de serviços turísticos associados, tendo como base um modelo de desenvolvimento turístico sustentável e responsável.

Nesta edição, o evento assume um modelo diferente dos anos anteriores estruturado em palestras, workshops, formações e debates com os vários agentes, momentos importantes para a qualificação e estruturação interna do produto do turismo subaquático nos Açores. Os temas principais deste evento são o mergulho em naufrágios, o mergulho acessível e a promoção ambiental dos ecossistemas marinhos dos Açores.

Nos dias 9 e 10, prevê-se a realização de formações com a DDI e, nos dias 11 e 12, a realização de palestras, workshops e debates organizados por painéis temáticos. O evento decorrerá no Multiusos da Graciosa, na Praça de São Francisco.


Os principais objetivos do evento incluem:
  • Contribuir para o debate e para a troca de experiências e conhecimentos na área do turismo subaquático;
  • Ser um espaço de excelência para reflexão e encontro entre os diferentes agentes do sector;
  • Estimular o empreendedorismo e projetos desenvolvidos no âmbito do turismo subaquático;
  • Debater as necessidades de formação e qualificação de serviços associados ao turismo subaquático;
  • Promover modelos de desenvolvimento turístico sustentável e responsável;
  • Contribuir para afirmar os Açores como um destino de excelência para o turismo subaquático;
  • Promover a transferência de conhecimentos da comunidade académica para os prestadores de serviços e outros agentes do setor.

Este evento tem como população-alvo a comunidade associada ao turismo e desporto subaquáticos, em particular, centros de mergulho, clubes navais, operadores marítimo-turísticos, agentes de viagem, associações de mergulho e praticantes. Naturalmente que constitui uma oportunidade para outros agentes do sector do turismo se informarem sobre o potencial e características do turismo subaquático, como sejam os empresários de hotelaria e de restauração e as associações empresariais, e ainda para os técnicos de serviços de saúde e de emergência. Desta forma, pretende-se reunir um amplo conjunto de especialistas, agentes e prestadores de serviços associados ao turismo e ao mergulho.


Retroceder